O mundo do concurso público é uma realidade desafiadora com inúmeros obstáculos e incertezas. Por isso, a orientação de um Advogado especializado é crucial para garantir o direito do candidato durante esse processo.
O Candidato que pretende participar de um certame, deve ter em mente que a sua inscrição, na verdade, se trata de um pacto firmado perante a Banca Examinadora, no qual está anuindo aos termos constantes no Edital.
Assim como em todo contrato e acordo firmado, é imprescindível que as partes estejam cientes dos seus deveres e obrigações, a fim de garantir o cumprimento do disposto no documento e manifestar a sua real vontade.
Para isso, relevante que o candidato se cientifique de todos os termos constantes no edital do certame, analisando a integralidade do documento, entendendo as nuances de cada fase e pontuando as irregularidades detectadas a fim de pleitear a sua correção perante a Banca Examinadora.
Em que pese todo conhecimento do candidato, vale ressaltar que, após realização das etapas do certame, é crucial o conhecimento do procedimento adequado para impugnar os resultados, meios empregados e critérios adotados nas fases do concurso.
O conhecimento do conteúdo do recurso, base legal utilizada, bem como tese a ser utilizada a fim de questionar resultados obtidos é determinante para o candidato continuar ou não na disputa pela vaga.
Daí a relevância de se buscar profissional qualificado para orientar acerca dos procedimentos e vias adequadas a serem utilizadas, em busca da garantia da justiça e transparência da seleção realizada.
O Exame psicológico, por exemplo, contém minuciosidades que dificultam a percepção da legalidade da metodologia aplicada e do resultado obtido, sendo possível invalidá-lo por meio do recurso adequado consubstanciados em tese qualificada, a qual apenas com o olhar perito e de experiência do profissional da área, é possível constatar o lapso.
Portanto, buscar orientação e intervenção estratégica é, na verdade, a garantia de um processo justo e transparente, cujo destino do candidato não fica à mercê da sorte.